Com certeza, você já ouviu a seguinte frase: " A propaganda é a alma do negócio". Todos nós, que assistimos televisão, andamos pelas ruas ou lemos jornais, estamos constantemente expostos a anúncios dos mais variados tipos que vendem os mais diversos produtos. Mas qual é, na verdade, o conceito de Publicidade e Propaganda?
Segundo Eugênio Malanga (Prof. Universitário e escritor):
"A Propaganda pode ser conceituada como: atividades que tendem a influenciar o homem, com o objetivo religioso, político ou cívico. Propaganda, portanto, é a propagação de idéias, mas, sem finalidade comercial. A Publicidade, que é uma decorrência do conceito de Propaganda, é também persuasiva, mas com objetivo comercial bem caracterizado. Portanto, a Publicidade é definida como a arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o à ação. A Publicidade é um conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes. A Propaganda é um conjunto de técnicas de ação individual, utilizadas no sentido de promover a adesão a um dado sistema ideológico (político, social ou econômico)."
Publicidade é mais abrangente que a Propaganda e engloba todas as formas de comunicação: merchandising, Marketing Direto, novos meios etc.
O que é propaganda? É o efeito de propagar. É projetar a imagem da empresa no mercado, através dos meios de comunicação disponíveis na comunidade: Televisão, rádio, cinema, imprensa, revistas outdoors, internet e outras mídias), divulgando os produtos ou serviços às diversas fatias de mercado.
Agência de Publicidade ou Agência de Propaganda: é a pessoa jurídica especializada nos métodos, na arte e na técnica publicitários, que, através de profissionais a seu serviço, estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos Veículos de Comunicação, por ordem e conta de Clientes Anunciantes com o objetivo de promover a venda de mercadorias, produtos e serviços, difundir idéias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições a que servem.
Como propagar sua imagem na Internet:
- Banner
São pequenos espaços publicitários produzidos através de imagens estáticas ou dinâmicas, geralmente nos formatos de arquivos GIF ou SWF(FLASH).
A medida padrão mais aplicada é 468X60 pixels:
- Janela Pop-up
São espaços publicitários produzidos através de imagens estáticas ou dinâmicas, geralmente nos formatos de arquivos GIF, SWF(FLASH) ou desenvolvidas através de códigos HTML.
A medida definida depende muito do impacto que se deseja causar ou do ambiente da página hospedeira. - Imagens dinâmicas
São espaços publicitários produzidos através de imagens incorporadas na própria página, geralmente nos formatos de arquivos GIF, SWF(FLASH). As imagens "reagem" de acordo com a movimentação da página e podem tanto servir como espaço publicitário como para mensagens de ajuda ao usuário.
A medida definida depende muito do impacto que se deseja causar ou do ambiente da página hospedeira. - E-mails on Demand
São espaços publicitários feitos através da veiculação de textos associados ou não à imagens, produzidos a partir de linguagem HTML ou texto simples.
O envio de e-mails deve ser profundamente analizado quanto ao seu impacto junto ao público alvo no sentido de não apresentar conteúdo muito poluído com texto ou imagens.
Fonte: http://www.jsiqueira.com.br/publicidade.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário