quinta-feira, 17 de abril de 2008

PUBLICIDADE E PROPAGANDA? EXISTE DIFERENÇA ENTRE ELAS??

Com certeza, você já ouviu a seguinte frase: " A propaganda é a alma do negócio". Todos nós, que assistimos televisão, andamos pelas ruas ou lemos jornais, estamos constantemente expostos a anúncios dos mais variados tipos que vendem os mais diversos produtos. Mas qual é, na verdade, o conceito de Publicidade e Propaganda?

Segundo Eugênio Malanga (Prof. Universitário e escritor):

"A Propaganda pode ser conceituada como: atividades que tendem a influenciar o homem, com o objetivo religioso, político ou cívico. Propaganda, portanto, é a propagação de idéias, mas, sem finalidade comercial. A Publicidade, que é uma decorrência do conceito de Propaganda, é também persuasiva, mas com objetivo comercial bem caracterizado. Portanto, a Publicidade é definida como a arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o à ação. A Publicidade é um conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes. A Propaganda é um conjunto de técnicas de ação individual, utilizadas no sentido de promover a adesão a um dado sistema ideológico (político, social ou econômico)."

Publicidade é mais abrangente que a Propaganda e engloba todas as formas de comunicação: merchandising, Marketing Direto, novos meios etc.

O que é propaganda? É o efeito de propagar. É projetar a imagem da empresa no mercado, através dos meios de comunicação disponíveis na comunidade: Televisão, rádio, cinema, imprensa, revistas outdoors, internet e outras mídias), divulgando os produtos ou serviços às diversas fatias de mercado.

Agência de Publicidade ou Agência de Propaganda: é a pessoa jurídica especializada nos métodos, na arte e na técnica publicitários, que, através de profissionais a seu serviço, estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos Veículos de Comunicação, por ordem e conta de Clientes Anunciantes com o objetivo de promover a venda de mercadorias, produtos e serviços, difundir idéias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições a que servem.

Como propagar sua imagem na Internet:

  • Banner
    São pequenos espaços publicitários produzidos através de imagens estáticas ou dinâmicas, geralmente nos formatos de arquivos GIF ou SWF(FLASH).
    A medida padrão mais aplicada é 468X60 pixels:


  • Janela Pop-up
    São espaços publicitários produzidos através de imagens estáticas ou dinâmicas, geralmente nos formatos de arquivos GIF, SWF(FLASH) ou desenvolvidas através de códigos HTML.
    A medida definida depende muito do impacto que se deseja causar ou do ambiente da página hospedeira.
  • Imagens dinâmicas
    São espaços publicitários produzidos através de imagens incorporadas na própria página, geralmente nos formatos de arquivos GIF, SWF(FLASH). As imagens "reagem" de acordo com a movimentação da página e podem tanto servir como espaço publicitário como para mensagens de ajuda ao usuário.
    A medida definida depende muito do impacto que se deseja causar ou do ambiente da página hospedeira.
  • E-mails on Demand
    São espaços publicitários feitos através da veiculação de textos associados ou não à imagens, produzidos a partir de linguagem HTML ou texto simples.
    O envio de e-mails deve ser profundamente analizado quanto ao seu impacto junto ao público alvo no sentido de não apresentar conteúdo muito poluído com texto ou imagens.
Todos os meios de comunicação publicitária na Internet devem ser avaliados dentro do contexto compreendido por todos os componentes de marketing planejados para cada produto ou serviço.



Fonte: http://www.jsiqueira.com.br/publicidade.htm

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