Otimizacao de Sites, refere-se ao conjunto de estrategias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas paginas de resultados naturais (organicos) nos sites de busca.
O termo SEO (do ingles, Search Engine Optimization, Acronimo SEO) tambem se refere a industria de consultoria, que trabalha na otimizacao de projetos e websites de seus clientes. Alguns comentaristas, e tambem alguns profissionais de SEO, dividiram os metodos usados por seus praticantes em categorias como os "SEO de White Hat" (geralmente utilizam metodos aprovados pelos sistemas de busca, como a pratica de construcao de conteudo relevante e melhoria da qualidade do site), ou "SEO de Black Hat" (utilizam truques como "cloaking", que e a camuflagem do conteudo real da pagina, e spamdexing). O termo "spamdexing" (originado da fusao de spam e indexing) refere-se a pratica de Spam direcionada aos motores de busca.
Os praticantes de tecnicas de White Hat dizem que os Black Hat se valem de metodos que sao vistos como tentativas de manipular o posicionamento dos resultados nos Mecanismos de Busca a seu proprio favor. Praticantes do Black Hat dizem que todas as tentativas e tecnicas utilizadas para manipular o posicionamento sao legitimas e o tipo de tecnica utilizada para se alcancar o objetivo de melhorar o page rank e irrelevante.
Os Mecanismos de Busca indicam diferentes tipos de listagens nas paginas de resultados, incluindo: publicidade paga nas paginas de resultados, (SERPs - Search Engine Result Pages), conteudo de publicidade paga por clique pay-per-click, anuncios, pagamento para inclusoes em sistemas de busca e resultados de busca organica.
As tecnicas utilizadas no SEO sao concebidas para alavancar seus objetivos no seu website melhorando o numero e a posicao de seus resultados nas busca organica para uma grande variedade de palavras-chave relevantes ao conteudo do web site. Estrategias de SEO podem melhorar tanto o numero de visitacoes quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade significa que os visitantes concluem a acao esperada pelo proprietario do site (ex. comprar, assinar, aprender algo). A Otimizacao para Sistemas de Busca normalmente e oferecida como um servico profissional autonomo, ou como parte de um projeto de Webmarketing e pode ser muito eficaz quando incorporado no inicio do desenvolvimento do projeto de um website.
Em termos de competicao, um termo de busca palavra-chave com grande volume de resultados dificulta o posicionamento atraves programacao para busca organica, podendo ser necessaria uma acao de anuncios pagos ou links patrocinados; dependendo do numero de resultados o custo de uma estrategia de marketing de internet pode ser bem expressivo. Um bom posicionamento nos resultados organicos de busca pode fornecer o mesmo trafego almejado e ter um custo potencialmente mais baixo. Os proprietarios de websites devem optar por otimizar seus sites para a busca organica, se o custo do otimizacao for menor do que o custo da publicidade paga.
Nem todos os sites tem objetivos identicos para o otimizacao em sistemas de busca. Alguns querem atingir todo o tipo de trafego na rede e podem ser otimizados para incrementar a busca de frases comuns. Uma boa estrategia para otimizacao nos sistemas de busca pode funcionar perfeitamente com sites que tenham interesse em atingir um grande publico-alvo, tais como informativos periodicos, servicos de diretorios, guias, ou sites que exibem publicidade com um modelo baseado em CPM (cost per mille). Muitas empresas tentam otimizar seus sites para um grande numero de palavras-chave altamente especificas que indicam a disponibilidade para venda. Otimizacoes deste tipo, tendo em vista um amplo espectro de termos de busca, pode impedir a venda de produtos por gerar um grande volume de requisicoes com baixa-qualidade, com um custo financeiro alto, resultando em pequeno volume de vendas. Focalizar a qualidade do trafego gera melhor qualidade nas vendas, permitindo que sua equipe de vendas feche negocios mais rentaveis. A otimizacao para sistemas de busca pode ser muito eficiente quando usada como parte de uma estrategia de Marketing.
Fonte: Wikipedia
sábado, 19 de abril de 2008
SEO, Otimização para sistemas de busca
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário