O Orkut no Brasil é um fenômeno. Arrisco dizer que 1/3 dos quase 30 milhões de usuários brasileiros de Internet estão no Orkut. Como sendo uma grande concentração de brasileiros online, podemos pensar em como utiliza-lo para fins de marketing. O números são surpreendentes. No Camiseteria, a quantidade de visitantes vindo do Orkut (referer) compete lado a lado com os visitantes vindos de buscas do Google. Mas como você pode tirar proveito dessa grande comunidade sem utilizar técnicas invasivas ou negativas de divulgação (email spam, scrapbook spam, perfis falsos, comunidades tendenciosas)? Elaborei 3 dicas básicas para que você também possa aproveitar essa "mídia" de marketing de guerrilha. -Crie presença -Crie relacionamento entre o seu site e o Orkut e vice-versa. -Faça com que as pessoas falem por você.Esse é o ponto mais importante. O Orkut é uma comunidade de pessoas relacionadas. Uma mensagem, seja através de qualquer meio, é muito melhor recebida se ela vem de uma fonte confiável. Então, muito melhor que você mandar uma mensagem direta a um grupo de pessoas no Orkut, é fazer com que outras pessoas passem a mesma mensagem para os próprios amigos. Assim a mensagem chega com muito mais confiabilidade. No Camiseteria, por exemplo, incetivamos nossos usuários a divulgar suas estampas para seus amigos do Orkut. O incetivo que ele ganha para fazer isso é a divulgação do seu trabalho. Você precisa descobrir um incentivo para que seus usuários façam o mesmo. -Crie uma ação viral fora do Orkut e alimente-a dentro do Orkut Fonte: http://blog.fabioseixas.com.br/archives/2006/02/orkut_como_midi_1.html
Primeiro o básico. Crie uma comunidade para a sua marca/site. Se já existir uma, procure desenvolve-la colaborando ativamente. Participe de forma contínua de outras comunidades com assuntos relacionados ao tema da sua empresa/marca. Crie relacionamento com pessoas-chave da sua área de atuação. Isso tudo ajuda a criar um grau de confiança maior no seu perfil.
Dilvulgue suas ações feitas pelo Orkut no seu site e divulgue seu site nas suas ações no Orkut.
Toda e qualquer ação viral deve ser alimentada nos seus primeiros estágios para que esta crie tamanho e dê o resultado esperado. O Orkut é um prato cheio para alimentar esse tipo de ação. Crie algo que dê incentivos para que as pessoas multipliquem sua mensagem nas diversas comunidades do Orkut e entre amigos. Pode ser algo engraçado, curioso ou até espantoso. Vale a criatividade. O importante é criar o boca-a-boca.
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Orkut como mídia online de marketing (de guerrilha)
Marcadores:
artigos,
marketing,
marketing de guerrilha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário