quinta-feira, 17 de abril de 2008

O futuro já chegou e é Marketing Direto

No momento em que produtos e serviços estão cada vez mais parecidos, e se transformam em verdadeiras commodities, o Marketing Direto se torna ferramenta imprescindível no contato com consumidores e aquela com maior poder de persuasão. Não é exagero dizer que o futuro é o Marketing Direto. É que nossa disciplina tem em seu DNA justamente a missão de conhecer a fundo o consumidor, suas características, seus hábitos de consumo, seus gostos e sua relação com as marcas.

Mas para que se confirme essa premissa, continuará sendo necessário muito trabalho, aliás como vem acontecendo no mercado brasileiro há muitos anos. Não é à toa que alcançamos números exponenciais de crescimento, conforme aponta nosso estudo Indicadores ABEMD. Evoluímos, nos últimos oito anos, a uma taxa média superior a 11%. Em 2006 crescemos 18% sobre 2005, superando os R$ 15 bilhões em receitas apenas com prestação de serviços.

Realizar uma ação de Marketing Direto é uma operação complexa que exige profissionais e ferramentas qualificadas. Passa primeiro por um sólido planejamento; depois pela reunião das informações cadastrais, de hábitos de vida e de consumo, que alimentam uma base de dados; na seqüência vem a criação da comunicação adequada; a correta seleção de canais para contato; fornecedores parceiros que ofereçam os recursos necessários à execução de toda a campanha, e muito importante, um canal de resposta para que cada ação seja mensurada.

E reside justamente aí, na mensuração exata dos resultados, o maior benefício que o Marketing Direto pode oferecer aos clientes. Tudo isso, só nossa disciplina proporciona.

A ABEMD tem acompanhado e ajudado o mercado a se desenvolver através de quatro objetivos e ações básicos. Primeiro na defesa ética de nossa atividade. Temos um Comitê e uma assessoria parlamentar que nos representam em Brasília com a missão de esclarecer, informar e defender o Marketing Direto perante o Legislativo e os poderes constituídos; fomos uma das três entidades que participaram da elaboração e implementação, em dezembro de 2005, do Probare – Programa de Auto-regulamentação do Setor de Call Center/Telemarketing (www.probare.com.br), iniciativa pioneira que envolveu mais de 400 profissionais de uma centena de grandes empresas fornecedoras e usuárias dos serviços.

Depois, na formação ao promovermos cursos, palestras, eventos e seminários abrangendo todas as atividades do Marketing Direto, como o ABEMD Conference – 3º Congresso Brasileiro de Marketing Direto, que realizamos em maio de 2007, Cannes Lions Direct em setembro, DMA no Brasil em novembro e outros.

Em terceiro lugar, disseminando informação com a revista mensal Marketing Direto; o Anuário Brasileiro de Marketing Direto; o Portal ABEMD e o boletim eletrônico diário Diretinhas - que ao longo do ano levam informação de qualidade a mais de 10 mil pessoas. E por fim promovendo o setor desde outubro de 2004 com a Campanha de Valorização em veículos de comunicação de abrangência nacional, que visa promover institucionalmente o Marketing Direto. Realizamos os Indicadores ABEMD, primeiro levantamento detalhado da área, realizado pela Simonsen Associados, que vai para o terceiro ano e cujo levantamento referente a 2007 está para ser divulgado.

Também promovemos uma série de aperfeiçoamentos no Prêmio ABEMD que o tornou ainda mais competitivo e estimula mais a participação de agências e clientes, sobretudo para o mercado digital.

Outros estímulos garantem a solidez do mercado e sua evolução constante como a carta de compromissos para desenvolvimento do Marketing Direto brasileiro assinada entre ABEMD e Correios em 2002, que prevê convênios com segmentos de mercado do Marketing Direto, estudos e pesquisas, participação em eventos, entre outras atividades. Um modelo que inclusive está sendo copiado pela Fedma (Federação Européia de Entidades de Marketing Direto) que no ano passado anunciou a pretensão de adotá-lo para seus mercados.

A grandeza do Marketing Direto está no fato de nosso mercado ser composto por empresas de oito setores – agências de Marketing Direto, de Call Center, de Internet, empresas de CRM/Database, Listas, Logística, sem falar das próprias empresas de impressão para Marketing Direto – todas elas interdependentes e complementares entre si.

Diante de todos estes fatos, não resta dúvida de que o ano de 2008 será tão bom ou melhor para o Marketing Direto que os últimos anos, consolidando nossa posição estratégica dentro da comunicação das empresas.


http://www.mundodomarketing.com.br/materia.asp?codmateria=3628

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