sexta-feira, 18 de abril de 2008

Onda Verde

Uma oportunidade que ando observando, está aí a matéria de 2007



Por Daniela Salú
Revista Elle - 07/2007

Você leva em conta fatores socioambientais ao comprar um cosmético? Aproveite a chance de unir o útil ao agradável - caso você ainda não tenha percebido, essa consciência cresce a cada dia não apenas por parte das empresas mas também pela dos consumidores, especialmente nos países desenvolvidos. As prateleiras das perfumarias estão gradualmente exibindo produtos "verdes", batizados assim por incluírem em suas fórmulas ativos naturais, trabalharem com a filosofia orgânica ou adotarem políticas de sustentabilidade.

Segundo Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, há a tendência de aceleração do comprometimento das companhias com a sustentabilidade. "Quando fundamos o Ethos, em 1998, tínhamos 11 empresas. Hoje são 1,3 mil associados", conta.

Ok, se você quer se engajar, mas está meio perdida na terminologia ecológica, um esclarecimento. "Todo produto orgânico é natural, mas nem todo natural é orgânico", explica o farmacêutico Emiro Khury, de São Paulo. Sem contar a onda bem brasileira de produtos formulados com ativos da Amazônia.

Quer saber mais? Confira a seguir a diferença entre essas categorias, o que significa a tal sustentabilidade - uma palavrinha hype nas conversas antenadas - e nossa seleção de bons cosméticos para um nécessaire ecologicamente correto.

ORGÂNICOS
Para entrarem nessa classificação, os produtos devem seguir normas super-rígidas. Precisam conter 95% de matérias-primas certificadas, que obedeçam critérios específicos de produção, extração e processamento. São proibidos agrotóxicos no plantio, processos químicos que representem risco à saúde, conservantes convencionais e testes em animais. A coisa muda de figura na classificação "produto com ingredientes orgânicos": aí, a formulação deve ter no mínimo 70% de matérias-primas certificadas como orgânicas.

No Brasil, algumas empresas vêm incluindo ingredientes orgânicos em seus produtos, mas ainda é um processo demorado e de custo alto. Como identificar os cosméticos dessa categoria? Procure no rótulo selos de certificação de órgãos como o brasileiro IBD e o europeu Ecocert, que garante a composição, a origem dos ingredientes e o processo total de desenvolvimento. Há também o selo da entidade inglesa Vegan Society, atestando que todos os ingredientes utilizados são de origem 100% vegetal.

NATURAIS
Os cosméticos naturais costumam ser produzidos da maneira convencional, mas apresentam em sua composição ingredientes extraídos da natureza. Para entrar nessa classificação, a formulação final deve conter pelo menos 5% de matérias-primas orgânicas certificadas. O restante pode ser composto de água e matérias-primas naturais não certificadas ou permitidas para formulações naturais.

FIQUE LIGADA
Como produtos cosméticos, os naturais e os orgânicos estão sujeitos às mesmas exigências dos produtos convencionais: devem ser eficientes e não causar efeitos adversos quando usados pela maioria das pessoas. "Apesar de os consumidores em geral relacionarem os atributos orgânico e natural à imagem de produtos menos irritantes ou agressivos, essa relação não é direta. Um ingrediente natural, de origem orgânica ou não (o extrato de uma planta, por exemplo), pode causar irritação em pessoas que sejam sensíveis a algum dos seus constituintes", alerta o farmacêutico Emiro Khury.

AMAZÔNICOS
Ativos originários da região amazônica são freqüentes nas fórmulas de cosméticos, sejam eles naturais ou orgânicos. O ideal é que se extraiam as matérias-primas de maneira ecologicamente responsável, o que muitas vezes acontece em parcerias com comunidades locais e ONGs. Para saber se os ativos são certificados, procure informações nos rótulos e no site das empresas.

CUIDANDO DO FUTURO
O que significa, afinal, a sustentabilidade? Esse conceito envolve as áreas social, ambiental e econômica. Mas, em síntese, é uma forma de desenvolvimento em que as gerações atuais não comprometem a satisfação das necessidades das gerações futuras. Uma empresa pode ter políticas sustentáveis, mesmo que não produza cosméticos naturais ou orgânicos.

Exemplo? Tratando os resíduos na fábrica antes de lançá-los na natureza. Em contrapartida, ter ativos naturais não torna um produto sustentável - caso use uma planta em risco de extinção.

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