sexta-feira, 25 de abril de 2008

Casos de Sucesso - Grupo Prima

ImageVeja como a empresa paulistana, que oferece cursos preparatórios para o Exame da OAB, conseguiu chegar a alunos de todo pais sem perder qualidade no ensino.


O Prima surgiu, em 1993, como um curso preparatório para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Durante sete anos, a empresa contou apenas com a sede paulistana, até que duas unidades próprias foram inauguradas em Sorocaba e Santos.

Apesar dos bons resultados e dos pedidos feitos por empresários de todo o Brasil, Eduardo Gonçalves Machado, diretor executivo da empresa, resistia à idéia de franquear o negócio, por medo de, com a expansão, comprometer a qualidade do ensino.

Esse problema foi resolvido quando surgiu a idéia de adotar o sistema de ensino telepresencial. Funcionaria assim: um professor do Curso Prima, qualificado e com perfil adequado para ocupar a vaga, ministraria a aula, que seria transmitida ao vivo, via satélite.

Com o modelo, o perfil do ensino seria mantido e os alunos das mais diversas localidades poderiam ainda tirar dúvidas com os professores ao final da aula, por e-mail ou fax – ao contrário do que acontece em telecursos, por exemplo, nos quais as aulas são simplesmente gravadas. Assim, a um baixo custo, a empresa conseguiria manter seu padrão de qualidade e ainda ganharia em abrangência.

Mas ainda assim faltava transformar a idéia em um negócio que pudesse ser replicado em várias localidades, mantendo não só a qualidade do conteúdo das aulas como também do atendimento aos alunos, das instalações e da própria apresentação da marca. Foi então que veio a opção pelo sistema de franquias.

O primeiro passo foi construir os alicerces do projeto de expansão, que incluiu o planejamento estratégico e a avaliação de viabilidade do negócio. Depois foram feitas a definição dos processos e da área de atuação do negócio, a elaboração de manuais da franquia e a criação de ferramentas gerenciais.

A empresa, agora uma franqueadora, se preocupou em prospectar franqueados que tivessem o perfil adequado, treinou os empresários selecionados e orientou cada um deles sobre a importância do marketing de lançamento. Assim, em pouco mais de um ano e meio, o Curso Prima alcançou a marca de mais de 180 franquias em todo Brasil e o número de alunos passou de 2.000 para 8.000.

Hoje, o Prima se transformou num Grupo que abrange, além do curso presencial, uma rede de franquias do curso preparatório telepresencial para o exame da OAB, o Prima Sate - Canal Corporativo e a Editora Premier Máxima.

Fonte: http://www.franquia.com.br

Nenhum comentário: