domingo, 29 de junho de 2008

Melhores métricas para ações virais

Muito tem se falado sobre marketing viral e propaganda boca-a-boca: estas ações que visam produzir buzz a respeito de uma marca ou produto têm crescido sua participação nos budgets das empresas, porque o uso da internet potencializa seus resultados e, logicamente, permite uma avaliação dos números gerados pelas ações.

Claro que estas avaliações não são completamente acuradas, devido à complexidade das redes sociais envolvidas na disseminação de uma mensagem viral. No entanto, é possível mensurar parte do desempenho, com algumas ferramentas específicas. JumpExec faz um compêndio das principais:

Use ferramentas de indexação de blogs.

Os blogs estão cada vez mais populares e certamente são uma importante parte de uma estratégia viral. Usar algumas das diversas ferramentas de indexação de blogs disponíveis na web, como o Technorati, certamente o ajudará a entender o que está realmente fazendo barulho na blogosfera. Escolha uma lista de blogs e analise sua popularidade de acordo com o tipo de audiência que sua campanha quer atingir. Faça um monitoramento dos assuntos abordados nesta lista e analise o conteúdo destes blogs - isto vai ajudá-lo a desenvolver sua campanha nos veículos certos.

Preste atenção nas tags.

Sites de tagging, como o del.icio.us, permitem que seus usuários "etiquetem" e guardem conteúdos em suas listas de favoritos, que podem ser compostas desde por entradas de blogs pessoais até análises de filmes. Outros usuários frequentemente buscam informações por lá para saberem o que está sendo "quente" no momento, o que geram discussões e trocas de idéias. Estes sites também permitem associações entre tags e temas, o que pode ser bastante útil para você estimar o alcance de sua campanha viral, além de ser interessante saber que tipos de associações sua campanha está fazendo por seu produto.

Facilite a disseminação com códigos.

Campanhas de marketing viral se usam de conteúdo de entretenimento, facilmente distribuível, para alcançar um grande número de pessoas no menor tempo possível. Por isso, uma idéia interessante para acompanhar o caminho de sua campanha é incorporar códigos de "embeed" que possam fornecer a você informações importantes sobre o desenrolar da campanha enquanto ela corre o mundo. Um exemplo é o YouTube: o site sempre provê códigos de "embeed" que permitem que qualquer pessoa anexe o vídeo em seu website ou mesmo em um fórum de discussão. Enquanto o conteúdo é utilizado de formas mais diversas em blogs mundo afora, os anunciantes propagam sua mensagem e têm condições de registrar métricas importantes para a análise da performance da campanha.

Software de análise de dados.

Você está criando uma campanha que está sendo disseminada em um ambiente de incrível complexidade: afinal, milhares de blogs são criados diariamente, por exemplo, mostrando que é quase impossível monitorar campanhas manualmente. Existem softwares capazes de analisar dados utilizando filtros de textos, correlações de palavras, buscas refinadas, buscas demográficas etc. Considere a possibilidade de investir num software, ou mesmo em serviços de monitoramento. Estes serviços certamente lhe darão elementos para indicar a efetividade de sua campanha.


Fonte: http://imasters.uol.com.br/artigo/9007/publicidade/melhores_metricas_para_acoes_virais/

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