sexta-feira, 20 de junho de 2008

Dia dos Namorados mantém o fôlego no comércio

Por Guilherme Neto

A grande movimentação no mercado de consumidoes por conta do Dia das Mães não esfria com o passar da data. O motivo é o Dia dos Namorados, comemorado todo ano no dia 12 de Junho. A data reaquece o varejo com promoções e outras ações temáticas e se tornou a terceira principal para o comércio.

Por conta disso, diversos shoppings e marcas do varejo já se preparam desde o mês passado oferecendo prêmios e descontos em produtos. Diferente do Dia das Mães, quando apenas marcas referentes ao universo feminino são atingidas, o Dia dos Namorados tem a vantagem de movimentar também lojas focadas no público masculino

"Para essas lojas, essa é a data mais importante depois do Natal", comenta Aline Cattem, Gerente de Marketing do Top Shopping, localizado em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. O shopping prevê um aumento de 14% em vendas e 15% de fluxo em relação ao mesmo período do ano passado.

Data deve movimentar R$ 295 mi no e-commerce
Só o setor de e-commerce deve faturar R$ 295 milhões no período de 29 de Maio até 12 de Junho, com ticket médio de R$ 320, segundo estimativa do e-bit, agência de pesquisa do mercado de comércio eletrônico. O número é inferior aos R$ 455 milhões previstos para o Dia das Mães, que é a segunda principal data do comércio brasileiro, atrás apenas do Natal, mas representa um valor 30% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o fluxo de pessoas deve crescer 6% e o volume de vendas 15% por conta da data, em comparação com o mesmo período do ano passado.Os segmentos que devem apresentar as melhores vendas são os de moda jovem, calçados, perfumaria e cosméticos. Não por acaso, praticamente todos os shoppings do Brasil estão realizando promoções para atrair os consumidores.

Visa faz parceria com diversos shoppings em promoções
De olho no público que freqüenta shoppings, a Visa firmou uma parceria com diversos centros comerciais com promoções e ações de brinde para os usuários de seus cartões. Em São Paulo, a Visa firmou uma parceria com o Shopping Tamboré com a promoção "Este carro pode entrar na sua vida", que sorteará um carro Citröen C3 GLX 1.4 Flex 2008 entre os consumidores que gastarem a partir de R$ 100 com os cartões de crédito e débito da marca. Já nas compras acima de R$ 250 no Shopping Jardim Sul, os usuários do cartão ganharão uma camiseta personalizada com caricatura do consumidor ou do companheiro/a, mediante a apresentação de uma foto.

No Rio de Janeiro, o Shopping Grande Rio oferece um coração de pelúcia nas compras acima de R$ 150 com o cartão. Os usuários do cartão que visitarem o Via Parque Shopping poderão levar para casa um bichinho de pelúcia da marca Animaland por R$ 10 nas compras acima de R$ 280. Outras parcerias semelhantes entre a Visa e shoppings são vistas em outras cidades, como Fortaleza, através do North Shopping, Goiânia, com o Shopping Flamboyant, e Recife, no River Shopping.

Outros shoppings investem em brindes diferentes. É o caso do Shopping Curitiba, que oferece um par de ingressos para um show romântico da cantora Vanessa da Mata nas compras acima de R$ 400. Já o BH Shopping dá bonecos, o chamado Love Toy, modelos exclusivos e colecionáveis que podem ser adquiridos a cada R$ 200 em compras.

Viagens são alguns dos prêmios mais utilizados em ações promocionais
As viagens são alguns dos prêmios mais utilizados para ações promocionais. O Center Shopping Rio levará dois casais de clientes para um cruzeiro marítimo para o Nordeste através de um concurso cultural. Outro concurso do West Shopping, de Campo Grande, no estado do Rio, oferecerá uma viagem para Bariloche. O Shopping Tijuca, também do Rio, fez parceria com a TAM e custeará passagens e hospedagens em Gramado.

Algumas marcas estão apostando em produtos de tecnologia, como informática, eletrônicos e celulares, categorias que, em lojas de e-commerce, ultrapassaram as vendas de DVD, até então tradicionais campeões de vendas. A Sony está focando suas ações em produtos como máquinas fotográficas e filmadoras digitais, notebook, DVD Player, Blu-Ray Player e MP4 Player.

Já a fabricante de computadores de mão Palm foca em smartphones e Palm Tops. A sua concorrente, a Rim, em parceria com a Vivo, aposta no bom sucesso de vendas com o lançamento do BlackBerry Pearl 8110. A operadora de celular também está ofertando aparelhos a partir de R$ 10 e dando desconto para novos usuários em ligações locais e envio de torpedos SMS para outros celulares da marca. Por sua vez, a Claro premiará clientes com dois celulares Nokia 6555 através de concurso cultural, além de disponibilizar conteúdo temático para seus aparelhos, como protetores, imagens e vídeos. Conheça o que outras marcas estão preparando para este Dia dos Namorados.

:: O Shopping SP Market, localizado na zona sul paulista, estenderá o horário de funcionamento em alguns dias. No sábado, dia 7/6, e na quarta-feira, dia 11/6, as lojas estarão abertas das 10 às 23hrs.

:: O Norte Shopping, no Rio de Janeiro, uma promoção cultural em parceria com o UCI Kinoplex premiará 20 casais com ingressos para o escurinho do cinema, com direito a pipoca e refrigerante por um ano.

:: O Shopping West Plaza, em São Paulo, oferece almofadas de algodão estampadas com casais de gatos e pingüins nas compras a partir de R$ 150 em qualquer forma de pagamento.

:: A loja Roxos e Doentes, voltada ao torcedor de futebol, firmou uma parceria com a Adidas e levará um casal de namorados para a Eurocopa, competição patrocinada pela grife esportiva.

:: A Casa&Vídeo está postando histórias de amor escrita por seus próprios clientes. O casal da história mais votada ganhará dois Ipod Touch. O site da promoção é www.historiasdeamorcasaevideo.com.br.

:: A Livraria Saraiva, em parceria com a Paramount, também está fazendo um concurso cultural. O prêmio é uma viagem para Miami, Nova York ou África do Sul: o cliente quem escolhe. Além disso, aposta no sucesso de vendas do FotoLivro: revelação digital de fotos pessoais em um livro personalizado.

:: Aproveitando os 50 anos da Bossa Nova, os Shoppings Rio Design Barra e Leblon estão dando um CD com músicas do estilo ao cliente que gastar R$ 300 em compras.

:: A C&A está vendendo Cartão-Presente, que pode ser recheado com o valor que o cliente quiser, com um mínimo de R$ 10, e trocado por produtos nas unidades da rede.

:: O shopping Fashion Mall, no Rio de Janeiro, está dobrando os pontos dos clientes inscritos no programa de relacionamento Fashion Prime, que concede descontos em lojas e outras vantagens como isenção do estacionamento. Além disso, distribuirá chocolates belgas no dia 12.

:: As lojas da Amsterdam Sauer estão vendendo uma edição limitada do relógio Christal Red da Dior. A novidade vem recheada de diamantes.

:: As Lojas Americanas, em parceria com a Fox Home, está com uma promoção que irá premiar um cliente (e seu acompanhante) com uma viagem para Punta Del Este. Além disso, o cliente que comprar DVDs Fox de R$ 19,90 em algumas unidades levará para casa o kit "Dadinhos do Amor". Alguns dos filmes também darão ingressos para o cinema.

:: A Ferrero Rocher criou espaços temáticos em diversos pontos-de-venda, dando atenção aos chocolates Puro sabor de avelã e Ferrero, que contam com embalagens diferenciadas especiais para a data.

:: A rede de churrascarias Montana Grill e de fast-food Montana Grill Express está distribuindo porta-retratos a seus clientes. Já estão reservadas 25 mil peças para a ação.

:: O Spoleto oferece um final de semana em um resort de Angra dos Reis a um casal de clientes. Para concorrer ao prêmio, os clientes deverão tirar uma foto comendo qualquer prato em uma unidade da rede. Além disso, a rede fechou uma parceria especial com a Paris Filmes e está distribuindo ingressos para o filme "Um Amor Para Toda a Vida" na compra de alguns produtos.


Fonte: http://mundodomarketing.com.br/materia.asp?codmateria=4559

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